Diversas empresas cometem o erro de entrar em mercados estrangeiros sem planejar uma estratégia de localização de antemão.
Ao estudar o novo mercado com antecedência, você é capaz de mitigar grande parte dos riscos da operação. Ao entender melhor o consumidor, suas motivações e também a concorrência, você conseguirá direcionar as suas comunicações para que se convertam em vendas.
Confira 5 passos essenciais ao planejamento de um projeto de localização bem-sucedido.
Os programas de localização bem-sucedidos são feitos em fases para reduzir o risco, o esforço e o custo nos estágios iniciais. Considere:
Entrar em mercados semelhantes exigirá menos adaptações na maneira em que sua empresa funciona atualmente. Compare a demografia e a cultura local e compile um calendário para comparar com seus mercados existentes. Examine:
Analisar os sucessos e fracassos de seus concorrentes diretos é um ponto importante para o sucesso do seu negócio. Por meio de uma análise minuciosa, você consegue identificar lacunas para capitalizar e pontos de saturação para serem evitados.
Assim, entendemos quais adaptações são necessárias para diferenciar a sua marca, o seu serviço ou produto no mercado.
Aqui, pense em questões jurídicas, fiscais, logísticas, bem como em remessas, suporte multilíngue por telefone e e-mail, protocolos e convenções bancárias, moedas, SEO…
Em resumo: mapeie tudo o que é necessário para levar a sua empresa ao novo mercado.
Conseguir o orçamento para apoiar seu programa de localização pode ser uma tarefa longa. Prepare-se para responder comentários como “todo mundo fala inglês hoje em dia, então por que investir na produção de conteúdos locais?”
Você ganhará suporte ao mostrar primeiro a receita incremental disponível e, em seguida, ao comparar com os custos do projeto de localização versus os custos de presença local. Embora os custos de localização sejam consideráveis, eles serão inferiores aos custos de contar com uma equipe local.
Sua apresentação também deve demonstrar como a localização irá: