Sobre nós

SOBRE NÓS

Nosso compromisso é com a excelência


Criada em 2003, a Satsuma possui uma vasta experiência junto a grandes empresas de tecnologia, que incluem alguns dos maiores nomes do Vale do Silício. Nossa equipe, formada apenas por mulheres, conta com profissionais de tradução especializadas em localização de software, com quase 20 anos de experiência comprovada no setor.

Sabemos que nossa empresa e nossos clientes prosperam num ambiente mais plural e diverso. Por essa razão, participamos de iniciativas como a PyLadies, comunidade internacional para estimular a atuação de mulheres na área tecnológica, e incentivamos outras atividades para a capacitação profissional de tradutores e a troca de conhecimentos entre parceiros estratégicos, como o Congresso da Abrates, maior evento de tradução do Brasil. Também buscamos formar profissionais dando oportunidades para talentos recém-formados, para crescermos juntos com eles.

Nosso trabalho, assim, alia a expertise de nossa equipe e a atenção à necessidade dos nossos clientes ao compromisso com a diversidade e com a aprendizagem constante. Acreditamos que é a combinação dessas partes que nos torna uma empresa melhor para nossos colaboradores, nossos parceiros de negócio e para a sociedade. Nossa marca, inspirada na tangerina (“satsuma”, em japonês), e seus gomos característicos, reflete essa combinação.


Conheça nosso time

Ana Vivacqua
Fundadora e atual diretora de Operações. Cursou Tradução na PUC-Rio e desde então estagiou ou trabalhou em diversas empresas de tradução, no Brasil e nos EUA. Tem experiência em uma empresa do Vale do Silício, onde trabalhou por sete anos, começando como tradutora e chegando a gerente de produção. Tem também um MBA em Gestão de Negócios, no Ibmec Business School, no Rio.

Marina Fontenelle
Coordenadora de tradução. Formada em Tradução pela PUC-Rio, ela começou a carreira como tradutora em uma agência de tradução local. Ela ingressou na Satsuma em 2020 e é responsável por um de nossos maiores clientes.

Flavia Kingsbury
Coordenadora de tradução. Formada em Inglês e Literaturas pela UERJ, entrou na empresa em 2011 como estagiária de tradução. Foi efetivada assim que concluiu a graduação e hoje é responsável por nossos clientes de TI.

Luiza Brando
Tradutora e revisora, foi contratada em 2015, logo após a conclusão do curso de Tradução pela PUC-Rio, onde também fez pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos de Tradução e Ensino de Português para Estrangeiros. Hoje é revisora e principal responsável pelo controle de qualidade.

Luiza Ferreira
Tradutora. Formada em Jornalismo pela UFF e com pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos de Tradução pela PUC-Rio, está na empresa desde 2018.

Patricia Veiga
Tradutora. Formada em História pela UFF, pós-graduanda em Tradução Audiovisual pela Estácio de Sá. Está na empresa desde 2019.


Associações

A Satsuma considera a troca de informações e ideias possibilitada pelos eventos e associações setoriais um fator importante que pode ajudar as empresas a disseminar conhecimento, aprimorar suas práticas e desenvolver talentos, possibilitando o avanço do setor. Temos um compromisso com a indústria de tradução e localização e participamos dos principais eventos e conferências.

Gala