SOBRE NÓS

Comunicar para vencer distâncias


A Satsuma oferece soluções linguísticas completas para o mercado latino-americano desde 2003. Fundada por Ana Vivacqua, profissional de localização com mais de 30 anos de experiência no setor, o foco de atuação da Satsuma é localização de software, traduções técnicas e de marketing, machine translation post-editing, revisão, controle de qualidade, bem como engenharia de localização e desktop publishing (DTP).

Com o objetivo de comunicar para vencer distâncias, queremos nos tornar referência em localização no mercado brasileiro para fomentar a profissionalização do setor. Para isso, aliamos a expertise da nossa equipe e o foco nos clientes ao compromisso com a agilidade e com a aprendizagem constante.

Nossos valores são essenciais para o nosso sucesso. Respeito pelo próximo, porque entendemos que o seu tempo é tão valioso quanto o nosso. Adaptabilidade, porque acreditamos na capacidade de superação de cada um. Nossa união, para que juntos cheguemos mais longe. Uso de todas as nossas competências profissionais e pessoais para fortalecer o nosso compromisso com as pessoas e processos.

Nossa marca, inspirada na tangerina (“satsuma”, em japonês), e seus gomos característicos, simboliza a combinação de todos esses valores que compõem o DNA da Satsuma. Para nós, é a combinação dessas partes que nos torna uma empresa melhor para nossos colaboradores, parceiros e a sociedade como um todo.


Conheça nossa equipe

Ana Vivacqua
Fundadora e atual diretora de Operações. Cursou Tradução na PUC-Rio e desde então estagiou ou trabalhou em diversas empresas de tradução, no Brasil e nos EUA. Tem experiência em uma empresa do Vale do Silício, onde trabalhou por sete anos, começando como tradutora e chegando a gerente de produção. Tem também um MBA em Gestão de Negócios, no Ibmec Business School, no Rio.

Marina Fontenelle
Coordenadora de tradução. Formada em Tradução pela PUC-Rio, ela começou a carreira como tradutora em uma agência de tradução local. Ela ingressou na Satsuma em 2020 e é responsável por um de nossos maiores clientes.

Flavia Kingsbury
Coordenadora de tradução. Formada em Inglês e Literaturas pela UERJ, entrou na empresa em 2011 como estagiária de tradução. Foi efetivada assim que concluiu a graduação e hoje é responsável por nossos clientes de TI.

Luiza Brando
Gerente de fornecedores. Foi contratada como tradutora em 2015, logo após a conclusão do curso de Tradução pela PUC-Rio, onde também fez pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos de Tradução e Ensino de Português para Estrangeiros. Hoje é revisora e principal responsável pelo controle de qualidade. Foi promovida a coordenadora de tradução em contas estratégicas, sendo responsável pela gestão de projetos e pela qualidade linguística. Como gerente de fornecedores, é responsável por todos os aspectos relacionados à terceirização de serviços, incluindo seleção e acolhimento de fornecedores, compliance contratual e gestão da qualidade.

Luiza Ferreira
Tradutora e Coordenadora de comunicação. Formada em Jornalismo pela UFF e com pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos de Tradução pela PUC-Rio, está na empresa desde 2018. Como tradutora, é responsável pela qualidade linguística de um de nossos clientes de marketing e turismo. Como jornalista, coordena a criação de conteúdo para os canais de comunicação da Satsuma.

Patricia Veiga
Tradutora. Formada em História pela UFF, com pós-graduação em Tradução Audiovisual pela Estácio de Sá. Está na empresa desde 2019.


Associações

A Satsuma acredita na troca de informações e ideias com seus pares como instrumento de desenvolvimento. Apostamos na participação ativa em eventos e associações setoriais para continuarmos o nosso desenvolvimento e contribuir para o avanço da indústria. Para alcançar este objetivo, a Satsuma se uniu a outros líderes do setor no Brasil para fundar a BLISS, a primeira associação de empresas de tradução do país. Nossa CEO, Ana Vivacqua, é a atual Diretora de Marketing da BLISS.

Além de ser uma das fundadoras da BLISS, a Satsuma também faz parte de associações proeminentes no setor, como a GALA e a Amcham Brasil.