Guia definitivo sobre CAT tools – parte 2
setembro 19, 2022Como fazer QA de traduções no Xbench 3.0
novembro 28, 2022Outra funcionalidade da ferramenta Xbench 3.0 é a criação de listas de verificação personalizadas, mais conhecidas como checklists. Diferente de glossários em que compilamos termos, traduções e definições, uma checklist pode ser utilizada para sinalizar instruções e preferências de estilo a partir de regras definidas pelo usuário.
É possível criar diferentes regras de acordo com as necessidades de cada projeto ou cliente para identificar palavras, frases, espaços, tags de formatação/HTML, pontuação, entre outros, tanto no texto original (source) quanto no texto traduzido (target) de um arquivo bilíngue carregado no Xbench.
Quando você fizer o QA dos seus arquivos traduzidos no Xbench com uma checklist selecionada, a ferramenta vai vasculhar e apontar no relatório os segmentos que não estejam em conformidade com as regras definidas na checklist para que você corrija na sua tradução.
Como criar uma checklist no Xbench 3.0
- Em “View”, clique em “Checklist Manager”. No painel esquerdo, selecione “Project” para começar a criar os itens da checklist.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o painel principal e depois em “New” ou pressione Insert no teclado para criar um novo item.
- Na janela exibida, preencha os campos de acordo com o que você deseja que seja verificado.
- Name: um nome significativo para a verificação
- Description: uma descrição do erro que deve ser observado ou uma explicação breve.
- Category: útil quando há várias verificações. Depois de criada uma categoria em uma checklist, ela sempre aparecerá como opção ao criar novos itens. Não é possível criar várias categorias em um mesmo item.
- Source e/ou Target: preencha o que deve ser o “gatilho” para a verificação. Por exemplo, se você deseja que a verificação indique quando “x” for traduzido por “y”, deve preencher “x” em Source e “y” em Target. Marque as caixas de seleção necessárias.
- Para salvar a checklist e reutilizá-la em vários projetos, clique com o botão direito sobre “Project” no painel esquerdo e em “Save As”. Salve a checklist, de preferência na mesma pasta onde estão os glossários ou em uma subpasta dela.
O que incluir em uma checklist do Xbench
Ao preparar uma checklist no Xbench 3.0 para um projeto ou cliente, priorize armadilhas comuns, como o uso de expressões e termos banidos, ou a grafia preferida para certas expressões. É interessante também compilar feedbacks do cliente para garantir que sejam implementados no futuro.
Vale destacar que é possível criar checklists para serem reutilizadas a cada projeto de um mesmo cliente ou assunto, e checklists pessoais, para verificar equívocos que você comete com frequência. Um exemplo grosseiro seria traduzir “push” como “puxar”.
Confira alguns exemplos baixos de itens que podem ser incluídos na sua lista de verificação:
Instrução | Gatilho de busca | Tipo de busca | Resultado |
Formato de hora: use 11h e não 11h00 | Target: h00 | Simple | Todos os segmentos que contenham “h00” (incluindo 12h00, 22h00 etc) serão sinalizados. |
Terminologia: traduzia “risk management” como “gestão de riscos”. Não use “gerenciamento de riscos”. | Source: risk managementTarget: gerenciamento de riscos | Simple | Aqui, é possível criar 2 regras: 1 para apontar quando o termo “risk management” aparece no source, e 1 para apontar quando o termo for traduzido da maneira inadequada (como “gerenciamento” em vez de gestão). Se “risk management” já fizer parte de um glossário, você pode usar apenas o gatilho de Target. |
Ortografia: a grafia correta é “proativo/proativa” | Target: pró-ativo|pró-ativa | Regular expression | Aqui, o sinal “|” significa “ou”. A busca retornará segmentos que usem a forma maculina ou feminina da palavra grafada incorretamente |
Busca avançada
O Xbench tem duas opções de busca avançada que você pode usar para refinar a identificação dos itens que deseja incluir na sua busca: Regular Expression e Microsoft Wildcard. Cada uma dessas opções têm sintaxes próprias para definir os gatilhos de busca que você pode conferir aqui.
Com essas opções de busca avançada, é possível criar regras mais complexas, como identificar caracteres repetidos em uma palavra, encontrar segmentos que começam ou terminam com uma determinada palavra entre outros usos. Essa busca avançada não se restringe à configuração de checklists, mas pode ser usada para fazer buscas em arquivos bilíngues usando o Xbench.
Como editar uma checklist no Xbench
- Depois de criada a checklist no Xbench, é muito fácil editá-la para incluir ou remover itens. Basta seguir estes passos:
- Com o projeto do Xbench no qual você deseja trabalhar aberto, abra o Checklist Manager.
- Se você quiser vincular uma checklist existente (salva) a um projeto, clique com o botão direito sobre “Project” no painel esquerdo e selecione “Add” para selecionar a checklist desejada. É possível adicionar várias checklists a um mesmo projeto.
- Se o projeto já tiver uma checklist vinculada, quando você abrir o Checklist Manager ela será exibida.
- Para editar um item de uma checklist, dê dois cliques sobre ele. A janela de edição mostrada acima será exibida. Siga os passos da criação descritos anteriormente.
- Para inserir um item, siga também os passos acima.
- Ao final, salve a checklist (se ela estiver separada do projeto) ou simplesmente salve o projeto (se ela for apenas para aquele projeto do Xbench).
Gostou desse tutorial? Conhece outra maneira de criar listas de verificação para traduções usando o Xbench ou outra ferramenta? Conte para a gente nos comentários.
1 Comment
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